Escolha aonde você deseja navegar

                                                                                         






Escalas para TRUFF Escalas para PIÃO Escalas para MODELADOS Escalas para GOLFIER Escalas para BAGDÁ

Moldes



COMO TIRAR UM MOLDE EM ESCALA.

Nesta parte mostraremos como tirar e criar moldes para os modelos de balões mais conhecidos atualmente, tais como MIXIRICA , MODELADO, TRUFF, PIÃO CARRAPETA, BAGDÁ e MONTGOLFIER ou GOLFIER .


O molde pode ser tirado inteiro ou em quantas partes você desejar, bastando para isso que você observe cuidadosamente os PONTOS ( Coluna A da escala abaixo).

1º Passo- Observe sempre qual a largura maior do gomo na escala (Coluna C) para saber qual a largura do papel (Bobina) que você vai precisar. Não esquecendo que a Largura do Gomo na escala (Coluna C) será sempre de MEIO GOMO .

Como exemplo em um Pião de 20 metros a largura maior é de 325 mm (32,5 cm). Para ser tirado este molde precisa de no mínimo 680 mm ( 68 cm) que é o dobro de 325 mais uma pequena sobra.

Observe que esta largura do papel será necessária somente nos pontos mais largos do gomo.


2º Passo- Já sabendo a largura do papel, dobramos este ao meio no sentido do comprimento .


3º Passo- Com o papel dobrado, comece a tirar o molde de acordo com a escala. Marque o ponto 1 e medindo a distância em "mm" marque o ponto 2 e assim sucessivamente conforme as colunas "A" e "B" da escala. Marque a ALTURA .


4º Passo - Marcados os pontos, faça os riscos no sentido horizontal do papel utilizando um esquadro.


5º Passo- A próxima fase é a marcação ponto a ponto, no RISCO HORIZONTAL, das medidas da escala da coluna "C" . Marque o DIAMETRO .


6º Passo - Agora verifique se não ocorreu um DESALINHAMENTO, que pode ocorrer pela marcação de uma medida errada ou devido ao arredondamento dos cálculos.


7º Passo- Como Corrigir ? Imagine uma medida intermediária e faça o acerto .


8º Passo- Tudo Bem ? Faça os cortes ponto a ponto, utilizando uma ALFA ou Tesoura, abra o papel e o seu molde está pronto.




Exemplos de Escala e como marcar as medidas

Como Marcar as Medidas - Cortesia do Pessoal de Curitiba

Escala de um Bagda de 4,50 Metros - Cortesia do Pessoal de Curitiba



ABAIXO ALGUMAS ESCALAS

Recebemos mais 13 escalas que foram cedidas pelo amigo Roberto da Turma Pégaso do RJ . Escalas dos Piões da Turma da Pirâmide, Emenda, etc vocês poderão baixa-las clicando agora em  ESCALAS , agradeço ao amigo Roberto pelas escalas.

Recebemos também do amigo Henrique da Turma Neblina de SP algumas escalas incluindo o truffi de 24 da T. Emenda (Capacete Senna).Vocês poderão baixa-las clicando agora em  ESCALAS 2001 , agradeço ao amigo Henrique pelas escalas.

......Lembramos que o amigo Gabriel da Turma Del Plata - Argentina disponibilizou um excelente site com inúmeros moldes . Obrigado Gabriel !!!!!!!!


Voltar ao início



Voltar ao início


Voltar ao início




Voltar ao início