1. Cortes com Seda
  2. Balões de Molde
  3. Moldes com Bobinas


CARACTERÍSTICAS DOS BALÕES ATUAIS.

Nesta parte mostraremos os modelos de balões mais conhecidos atualmente, tais como MIXIRICA ou CORTE RETO, MODELADO, TRUFF, PIÃO CARRAPETA, BAGDÁ, MONTGOLFIER ou GOLFIER e RECORTE.


Mixirica É o modelo mais antigo e mais comum de corte reto. Preferido pela maioria dos baloeiros até alguns anos atrás tanto pela facilidade do corte como sua confecção, e porque pode ser utilizado com qualquer tipo de carga, tanto a noite como de dia. Sua força de empuxo (capacidade de levantar carga) fica mais forte quando o bojo superior é menor que o inferior, o que não altera suas características. Neste modelo podemos utilizar as retas, sobre a qual falaremos adiante.


MIXIRICA FOGUETEIRO

 

 

Modelado

É o mixirica feito através de molde e sua aparição é mais recente. Tem um perfil mais bonito e está sendo muito bem aceito pelos baloeiros e amantes do balão. Apesar de sua semelhança com o mixirica não deve ser utilizado com muita carga por ter a saída de boca em curva. É muito bonito tanto de dia quanto à noite .


Modelado - Armação



Truff
Ganhou este nome pela sua semelhança com os balões dirigíveis, utilizados no Balonismo, mas é um balão bem antigo conhecido como Careca de Padre . Sua aerodinâmica o torna um excelente CARGUEIRO, motivo pelo qual é um dos modelos mais comum para fogueteiros, é solto tanto de dia quanto à noite, com qualquer tipo de carga.


Truff 32 mts Turma do Futuro
 



Pião Carrapeta

É o chamado modelo mais "NOBRE" pela sua beleza e imponência. Criado no Rio de Janeiro pelos irmãos Ivo Patrocínio e Itamar, copiado do brinquedo chamado Pião, é o tipo de balão para ser solto durante o dia com bandeira, devido ao seu perfil e sua beleza. Pode carregar peso porém não se indica este tipo de balão como fogueteiro .

 

Bagdá

É o Pião sem carrapeta porém com alongamento do bico que faz lembrar as torres dos castelos das Lendas das Mil e Uma Noites, por isso o seu nome ser Bagdá. Seu perfil diminui o poder de empuxo, mas tem visual bonito e é solto normalmente de dia.



Golfier

Historicamente foi o primeiro balão criado pelos irmãos Montgolfier, Joseph e Etienne, que descobriram que não era a fumaça e sim o calor que fazia elevar-se os balões . O seu Biscoito (Adereço preso a Boca) é normalmente muito grande o que dificulta sua montagem , que deve ser realizada em partes, guarda e transporte, sendo este o motivo principal que não o fazem muito popular. Entretanto é um balão de rara beleza e os que sobem sempre são muito bem produzidos e trabalhados. este modelo de balão é para ser solto de dia .

Golfier Turma Saturno do Carrão

Recorte

É também um balão antigo, que não possui um perfil próprio pois depende de sua criatividade e pode ser desde a imagem de um animal, uma bola,um carro, um onibus até uma Torre Eiffel. Como o nome diz, é feito de recortes montados que formam o balão. Estes balões são feitos para serem soltos de dia, pela sua criatividade e originalidade e raramente levam qualquer tipo de adereço, muito menos peso .



Antigamente era o Papel de Seda

Os balões eram feitos normalmente de papel de seda, e determinava-se o tamanho do balão pela quantidade de folhas utilizadas tais como : 6 folhas, 8 folhas, 16 folhas, 24 folhas etc, e a quantidade de gomos era exatamente igual à quantidade de folhas utilizadas : 6 folhas igual à 6 gomos e assim por diante.

O Papel 2ª via (Flor-Poost), que foi descoberto na década de 70, modificou totalmente as especificações dos balões. Cada folha deste novo papel mede 66 x 96 cm, e passamos a partir desta época a conhecer o tamanho do balão de forma diferente.É usada a expressão 2x2, 3x3, 15x15, 13x11 e assim por diante, que indica o tamanho de cada modelo destes balões, pois utilizava-se 2 folhas na parte inferior e 2 folhas na parte superior. Para determinar a quantidade de gomos utiliza-se o "Coeficiente 7", isto é :


Voltar ao início


Logo após o surgimento do papel 2ª via , resma de 400 folhas medindo cada uma 66 x 96 cm, aparecem papéis semelhantes e outros mais resistentes em BOBINAS. O papel em bobina, que é o papel mais utilizado nos dias de hoje, facilitou a criação dos moldes , o corte e a confecção do balão, pois facilitou a coladura das folhas.

Altera também o tamanho do balão, como exemplo um 2x2, pois uma folha do papel 2ª via mede 96 cm de altura e com a coladura do papel , o corte da nesga e a parte que temos de tirar para colocar a boca , tudo isto reduzem o tamanho do balão para 3,20 metros de altura vazio. Cortando em bobina, o balão passa a ter dois cones de 2 metros cada um, por que não teremos as perdas que nos referimos acima. Atentar para que a quantidade de gomos não será alterada.



Balões de Molde

Estes modelos de balões, tais como : Modelados, Truffs, Carrapetas, Bagdás e Golfiers, são desenhados de acordo com o conhecimento e a criatividade de cada baloeiro, sendo este o motivo pelo qual temos, nos dias de hoje, vários modelos de cada modelo.

Estas inovações no Perfil do balão, não alteram, entretanto, suas características principais. Como dissemos, estes modelos são criados, desenhados e depois transferidos para uma ESCALA, onde constam todas as medidas necessárias para seu corte, além da quantidade de Gomos, diâmetro da Boca, tamanho da Bainha, etc .



Cálculo para MIxirica de Corte Reto

Todos os cálculos para as dimensões dos balões Mixirica de Corte Reto, tiveram como base o papel 2ª via que mede 66 x 96 cm .

Vamos dar um exemplo para o balão 3x3 :

Deve-se multiplicar o tamanho de 01 cone do balão por 7 , assim 3 x 7 = 21

Isto quer dizer que um balão 3x3 fica com 21 gomos no papel 2ª via .

Será esta a quantidade de gomos ideal ?

Pode ser, mas veja que 21 , é um número ímpar e não divide em números exatos . Então 21 gomos está errado ?

Não, porém na hora de você decorar vai complicar a divisão de gomos. Para facilitar tire um ( 01) gomo e o balão ficará com 20 gomos, e se você não gosta de balão muito gordo poderá retirar 03 gomos ficando o balão com 18 gomos. Neste caso, não retirar mais do que 3 gomos senão o balão ficará muito fino, o que tirará sua estabilidade podendo provocar sua queima.


Voltar ao início

Largura de Papel Diferente

Se estivermos utilizando BOBINA e esta tiver uma largura diferente de 70 cm como por exemplo 60 cm, a quantidade de gomos deverá ser diferente do cálculo acima.

Não esqueça que estamos tratando de um 3x3 que fica com 21 gomos.

então 3 x 7 = 21 gomos , pega-se o nº de gomos e multiplica-se por 70 (Largura de cada Gomo) que dará 14,70 metros ( MEDIDA LINEAR ou seja : os 21 gomos colocados lado a lado em linha reta)

Agora vamos dividir a MEDIDA LINEAR , pela larguar do papel que temos : 14,70 dividido por 0,60 cm = 24,5 que será o nº de gomos. Então 24,5 será a nova quantidade de gomos do balão 3x3 .

Como normalmente estes cálculos não terminam em números exatos, o que deveremos fazer?

Arredonde sempre para menos, eliminando o nº após a vírgula, ficando assim nosso balão com 24 gomos, ou 22 se você preferir ele mais fino.

NUNCA AUMENTE POIS O BALÃO NÃO ABRIRÁ TOTALMENTE .


Voltar ao início


| Editorial | Cortes | Moldes | Bocas | Bandeiras | Sala Bate-Papo | Curiosidades e Agradecimentos | Notícias do Balão | | Novos Links | Álbum de Fotografias | Fitas à Venda | Pesquisa

                                  Escolha aonde você deseja navegar